DESEMPENHO MÁXIMO EM SASSORES

GANHE DINHEIRO CLICANDO


Desempenho máximo em sassores


OPERAÇÕES DE MOAGEM

Obtendo o máximo desempenho do Sassores.

Tomando algumas ações simples, podem aliviar os moleiros de frustrações que muitas vezes enfrentam ao lidar com esta peça essencial do conjunto da moagem de trigo.
                                                                       Denning Real

O sassor foi desenvolvido para uso na indústria de moagem de trigo em meados dos anos 1800 e chegou a ser um componente essencial das fábricas de transformação de trigo duro em farinha branca. Diz-se que o processo de redução gradual utilizado na moagem de trigo foi desenvolvido apenas depois da invenção do sassor.

Se você deseja obter um maior percentual de farinhas com cinzas baixas, você pode ter mais sucesso, incorporando sassores ao diagrama, do que qualquer outra forma. Considerando as três máquinas de base utilizadas na moagem de trigo - Cilindros, plansifter e sassores - é o sassor que é a mais desprezada. É muito mais fácil a utilização indevida de um sassor do que de um banco de cilindros ou um plansifter. Na verdade, se você tentar ser muito cuidadoso na aplicação dos princípios de funcionamento destes três tipos de máquinas, parece que o sassor pode causar mais frustração do que os outros dois juntos. Isto é em parte porque o bom funcionamento do sassor é dependente do bom funcionamento de ambos "cilindro e plansifter".

FUNCIONAMENTO DO SASSOR

No sassor com uma alimentação contínua, sobre uma camada de peneiras sobrepostas, e é lá que as partículas começam a estratificação. As partículas grandes movem-se para cima e as partículas pequenas para o fundo. As partículas que não só têm tamanhos diferentes, têm diferentes densidades, com partículas de endosperma, sendo mais densa do que as partículas de farelo. Embora as partículas finas sejam menos propensos a ser "farelado" do que as grossas, quando há abundância de partículas de endosperma envolvida com farelo, dificultam o trabalho dos moleiros, porque as partículas farelado fino são arrastados  por uma abertura no ar  falso logo acima dos maiores.

O movimento do conjunto de sassor é bastante delicado, especialmente em relação ao movimento de alta capacidade, peneira livre oscilante. Planos de peneiras do sassor  movimento longitudinal em cursos curtos com um avanço pouco para cima, assim as partículas se movem para a cauda do aparelho.

Em Sassores, você tem ar em movimento ascendente da parte inferior do compartimento da peneira para o topo. Se você tiver a aspiração configurada corretamente, haverá um fluxo pequeno, mas constante de ar que passa por baixo do compartimento de peneira para cima através de todos os pavimentos - apenas a velocidade do ar suficiente para causar um leve borbulhar de ações sobre a peneira. Se uma máquina requer 1.900 cfm de aspiração do ar para funcionar, o que é típico, e cada peneira é cerca de 20 centímetros quadrados, então a velocidade média através do compartimento de peneira é apenas cerca de 88 metros por minuto, o que não é realmente um grande fluxo de ar.

As partículas menores vão cair por suas aberturas muito mais fácil do que as partículas maiores, não importa o que você faz. Se você tiver uma partícula farelado que é metade do tamanho da abertura da tela, ele vai cair com a abertura tão facilmente quanto uma partícula endosperma 100% que é quase tão grande quanto à de abertura. É por isso que as partículas muito pequenas indo para o sassor são um grande problema. Eles apenas dificultam seu objetivo, que é por isso que é essencial para manter as partículas muito finas fora do sassor, se possível.

Quase todos os sassores tem a aspiração de micro-ajustes, normalmente cerca de quatro deles para cada peneira ao longo da parte superior do purificador. Naturalmente, cada lado de um sassor  tem ajustes que definir a quantidade de ar para todo o compartimento . Alguns fabricantes fornecem instruções para a criação de micro-ajustes. Nunca é uma boa idéia para desviar as configurações recomendadas. Moleiros que definem micro-ajustes mais da metade ou totalmente abertos, certamente terão problemas, pois esses ajustes nunca devem ficar mais de um quarto do espaço aberto.
Os maiores aberturas devem estar mais longe possíveis do ponto de aspiração principal da máquina ou ajuste macro, onde é mais fácil de partículas decolarem, então deve-se abrir gradualmente do centro para as extremidades.

Há muitas razões para não usar mais ar do que é absolutamente necessário. Quando você abre muito os micro-ajustes, você perde o controle do ar que vai seguir o caminho onde houver  menor resistência, o que significa maior parte do tempo ele vai onde você não quer que ele vá.

Se você pode ver um leve turbilhonamento do material ao longo do plano superior, você tem a quantidade certa de aspiração na máquina. No entanto, se o farelo sobe rapidamente pelo visor, você tem muito ar nessa área assim você deve desacelerar um pouco, fechando as válvulas de micro ajuste.

Se você tiver acumulando poeira na câmara de aspiração acima do compartimento peneira abra as aberturas de ar falso na extremidade da cabeça e da cauda do aparelho. Isso deve permitir que a aspiração leve essa poeira para o filtro.

Também é importante lembrar que, se o filtro de aspiração não está funcionando corretamente, você vai ter problemas. Se você não pode fazer o filtro funcionar sem problemas com fluxo de ar constante, você nunca vai conseguir o fazer seu sassor trabalhar direito.
MANUTENÇÃO DE UMA CARGA ADEQUADA

É essencial manter uma carga homogênea e constante no sassor. Uma das maneiras para tentar manter uma carga homogênea no sassor é trabalhar com um range de peneiras mais próximas possível. Se você tem uma pré distribuição granulométrica , então você vai ter uma carga homogênea em cada parte do sassor e, durante a descida dos produtos  do plansifter até a chegada destes produtos no sassor o mesmo não estratifica.

No entanto, se você não conseguir colocar sassores diretamente abaixo do plansifter para alimentá-los, então é melhor usar um divisor de fluxo motorizado para garantir que você tenha uma carga uniforme para a máquina. Caso você tenha em mente que você está tentando igualar-se o número de telas no sassor com o número de partículas que está lidando, você verá que é realmente importante para manter uma carga constante e homogênea na máquina.

Você quer ter uma carga mais fina progressivamente em cada pavimento como você se move a partir do final da cauda para a cabeça. Se a quantidade e a qualidade não variar, você vai ficar frustrado. Você deve manter o produto, distribuídos por toda a largura da peneira. Fazer um sassor funcionar corretamente, mantendo sempre a mesma velocidade de ar é muito importante, e a única maneira de fazer isso é manter uma carga, ocupando toda a extensão da peneiras até o final do sassor.

Se você está tendo problemas com manchas livres em parte do plano do sassor ou parte das peneiras, verifique se a máquina está nivelada. Em purificadores antigos, onde os planos são colocados em ganchos ajustáveis, tente ajustar os cabides para que você tenha sempre o nível da máquina de um lado para o outro. Tente ter sobre a mesma altura ou o ângulo em cada par de ganchos. No entanto, a par da frente podem ter um ângulo diferente do que o par de trás, os rolamentos do gancho devem estar em bom estado, pois rolamentos desgastados causarão muitos problemas quando se trata de equilibrar adequadamente os planos de peneiras.

Sassores modernos são colocados em coxins, e é importante se certificar que você está usando o tipo de coxim que o fabricante recomenda e certificar que a máquina está montada sobre um chão firme.

Sassores deve ser configurada para permitir que uma quantidade moderada de produtos seguindo fora de cada plano.
 Telas sem produtos ou quase vazias não podem ser toleradas. Se você tem uma máquina de três planos, é melhor ter um pouco de rechaço saindo de cada plano ou você não está usando a máquina corretamente.
Se o rechaço da tela é muito farelado ou de má qualidade, abrir um pouco mais a aspiração geral do sassor. Se isso não funcionar, puxe as telas e troque por telas um pouco mais fechadas que a atual.








CONTROLE DE QUALIDADE

Se você não é exigente quanto ao tipo de trabalho seu equipamento está realizando, então você provavelmente vai acabar com um produto final que não é satisfatório. Isto é especialmente verdadeiro quando se trabalha com sassores.
É importante verificar os produtos que saem da máquina em uma mesa. Faça isso o mais rapidamente possível após a partida do moinho, após reparos e no decorrer dos dias. Você pode querer pegar o produto de saída de cada peneira junto com o rechaço de cada plano e colocá-los lado a lado na sequência adequada sobre uma mesa, para compará-los. Se o produto parece diferente do que o esperado, deve-se abrir o sassor e inspecionar as peneiras, escovas e outras peças.
Você nunca deve manter o equipamento funcionando, se ele está fazendo um mau trabalho. Isso é como dizer que sassores não prestam.
É importante notar que sassores nunca devem trabalhar mais rapidamente do que as recomendações do fabricante, a menos que você quer que eles se quebrem. Eles devem ser mantidos até 550-600 ciclos por minuto. 

MANTENDO AS TELAS LIMPAS

As telas no sassor devem ser mantidas limpas. Os tipos de partículas que passam através delas, sendo afiadas e angulares, são propensas a obstruir a tela. Portanto deve-se escovas ou bolas para a limpeza da tela.

As escovas podem durar muitos anos se cuidadas corretamente. Não guarde as escovas novas em um saco, caixa ou gaveta onde as cerdas podem amassar ou se abrir. Se as cerdas estiverem deitadas ou dobradas, eles não vão entrar e sair da abertura da tela corretamente, e que provavelmente irá enroscar e não se mover ao longo da estrutura da peneira de ponta a ponta como deveriam.

Ao receber um lote de escovas de escovas de reposição, umedeça as escovas de apenas um pente, para manter as cerdas em boa forma e coloque-as em uma prateleira especial. Uma prateleira ocupará mais espaço que a caixa original que vieram as escovas, porém você pode colocá-las em um armário típico de peneiras, em uma gaveta o que é mais fácil de limpar.

Se as cerdas estiverem gastas, você terá que substituir a escova. Ao instalar uma escova em um sassor, sempre insira a escova de uma maneira que não prenda as cerdas. Certifique-se sempre a escova pode trabalhar em toda a extensão da peneira, faça a escova percorrer de um lado para outro da peneira, verificando os viradores. Você pode fazer isso segurando a peneira e fazendo o movimento para frente e para trás suavemente.

Nunca deixe peneiras em um sassor de mais de duas semanas sem removê-los e raspar todo as partículas que ficam no perímetro do tecido e a armação. Inspecionar o movimento da escova, fazendo as correções que são necessárias antes de reinstalá-los. Você pode remover todas as peneiras de um plano do purificador enquanto ele é está trabalhando sem afetar o desempenho do diagrama.

Se uma escova começa a se desgastar, vai deixar marcas de sêmolas agregadas na peneira. Muitas vezes ela perde tração e para de se mover, o que resulta em uma parada em algum ponto de seu curso.

 Muitos moleiros relataram bons resultados usando bolinhas para executar a limpeza das telas do sassor. Uma peneira sassor típico tem quatro compartimentos com bolinhas . Os limites desses compartimentos têm uma tendência a tornar-se sujo, pois as bolinhas não conseguem atacar nesses pontos e, portanto, exigem escovação manual frequente. Cantos sujos retardam o fluxo de ar acima do plano. Isso torna ainda mais difícil para manter a passagem limpa e livre de partículas fareladas.

Royal Denning.
Ex-presidente da Associação Internacional de moleiros decisória.

Artigo extraído da revista World Grain. //// publicado em www.moagemdetrigonet.com.br/// traduzido by Google.