PLANSIFTER



Pilares de uma peneiração:

Abrasividade/atrito •
Superfície (%abertura/Tensão das telas). •
RPM e excentricidade

Os plansifters são compostos por peneiras arranjadas em uma caixa, são movidas por um eixo com um motor acionador, em movimentos excêntricos, circular. 

Consiste na separação de produtos de diversos calibres, através de empilhamento de peneiras animadas de um movimento circular fazendo a fração menor passar através das aberturas, e a fração maior rechaçada . Trata-se, portanto de uma classificação granulométrica. 

O plansifter recebe os produtos provenientes dos cilindros, estes produtos são transportados normalmente por sistema pneumático, são separados em ciclones, (o produto sofre uma queda na velocidade e decanta), e descarregados por uma válvula rotativa. No plansifter são classificados por diferença de granulometria e direcionados de acordo com o diagrama de moagem.


Tipos de Plansifter
De gavetas As peneiras são empilhadas na armação do planschister, mas são inseridas em trilhos laterais, permitindo a remoção de qualquer peneira isolada, em qualquer lugar sem precisar remover as peneiras que estiverem acima dela. 

Porém tem dois grandes inconvenientes para o uso deste tipo de plansifter: primeiro se perde cerca de 12 % de área de peneiração, e pode-se ter grandes problemas de vazamentos de produtos através das gavetas. 

Camadas sobrepostas As peneiras e suas bandejas são empilhadas uma sobre a outra. Cada pilha é presa com uma armação metálica, e cada peneirador é constituído por várias pilhas. 

O tamanho das peneiras varia de acordo com o tipo e modelo do plansifter, mas normalmente é, aproximadamente, 150 x 50 cm, com profundidade de 7 a 8 cm. 

Embora este tipo de plansifter seja bem eficiente, ele tem baixa capacidade de peneiramento em relação ao tamanho da peneira, e para se inspecionar ou mudar alguma peneira requer muito espaço, tempo e mão de obra. •

Peneiras quadradas As peneiras são quadradas e de igual tamanho, o que a faz ser, portanto permutáveis, são empilhadas uma sobre a outra e podem ser prensadas para assegurar a tensão e evitar o vazamento de produto

Os peneiradores quadrados têm alta capacidade de peneiramento porque armações intermediárias podem ser utilizadas para ajustar a altura de modo a adequar o volume da pilha.
Tipos de peneiras



Peneiras longas - (120 cm de comp.). 
Peneiras semi-longas - ( 80 cm de comp. ) 
Peneiras quadradas - (50 cm de comp.)

Fatores que influenciam o fluxo no plansifter
Tudo que se refere ao produto: 

Peso específico De acordo com o avanço na trituração o peso específico diminui. Esta Característica determina o uso de espaçadores e o nº. de entradas no Plansifter. 

Granulometria 

Um produto é bem peneirado quando a relação entre a quantidade de produto que entra no plansifter e a quantidade de produto extraído através da peneira tende para 1. Quanto mais próximo de 1 for a relação maior será o fluxo. •

Forma das partículas 
O produto de forma arredondada tem a peneiração mais fácil. 

Umidade 
Quanto maior a umidade do produto mais difícil é a peneiração. Trigo excessivamente úmido reduz consideravelmente a capacidade do moinho. •

Temperatura 
Quanto maior a temperatura mais difícil é a peneiração

Umidade Relativa do ar 
A umidade relativa do ar no moinho deve ser baixa, daí a necessidade de uma boa aspiração. Quanto maior a umidade relativa mais difícil é a peneiração.

Superfície útil das peneiras. 
As peneiras atuais a superfície de peneiração é de aproximadamente 85 %. Quanto maior esta superfície maior é a peneiração do plansifter.

Alimentação 
A alimentação tem que ser bem distribuída para evitar desproporções no peneiramento. 

Maior nº. de entradas maior a capacidade de absorção de produto pelo compartimento do plansifter.

Altura livre 
O objetivo da altura livre é garantir o fluxo do rechaço. 

Roturas - 8 cm de altura livre máxima sobre a peneira. 
Reduções início - 4 cm 
Reduções final - 3 cm

Chaminés de saída de produto 
Deverá ter espaço suficiente para todo o fluxo do produto, para evitar o estrangulamento na saída.

Velocidade ou tempo de classificação 
À medida que se aumenta a rotação dos plansifters, diminui a velocidade de avanço do produto, pois aumenta a espessura e o tempo de produto acima das peneiras, aumentando a extração de produto pelas peneiras. 

Já que não se pode deter um produto sobre uma peneira para que este fique o tempo suficiente para a separação desejada, aumenta-se o caminho, isto é o número de peneiras de modo a aumentar o tempo de percurso. Dentre vários modos de variar a velocidade de classificação destaca-se a mudança da abertura de malha, apressando ou retardando assim a peneiração.

Limpeza das Peneiras 
Existem muitos sistemas de limpezas de telas, cada um se adaptando a um tipo de peneira. 

Escova 
Tapotins (Limpadores) – São rápidas na operação, mais simples e com maior campo de ação que as escovas. Em contrapartida não limpam o fundo da peneira, pode ser de: 

Algodão - escolher sempre uma trama firme, que não desfie, às vezes ficam impregnados de produtos que aumenta a sua resistência. • 

Plástico ou Borracha - deve-se observar a qualidade do material e o formato do limpador, pode se desgastar muito rápido ou não limpar bem as telas ou até mesmo furá-las.