CONTROLE DO SASSOR

Controle do Sassor

Para um controle e função bem sucedidos dos purificadores, devemos observar os seguintes itens:
•Velocidade de alimentação:
O produto deve ser fornecido ao purificador, de modo que uma camada contínua seja formada sobre a peneira. Se existem áreas sem camadas de produtos, o ar penetra a uma velocidade maior, resultando na suspensão das partículas de endosperma. Com isso haverá uma distribuição irregular do ar, causando uma separação ou extratificação deficiente do produto.
•Movimentos do peneirador:
A oscilação do peneirador, bem como a inclinação e o alinhamento devem ser controlados corretamente. Excesso de movimento vertical avança demasiadamente o produto, movimento insuficiente o produto vai parar no início da peneira evitando que o ar passe pela peneira. O ajuste do peneirador só é eficaz quando as telas estão apropriadamente tensas (esticadas), a tensão deve ser checada regularmente e ajustada se necessário.
•Fluxo de ar:
Fluxo de ar excessivo irá carregar partículas de endosperma para o sistema de aspiração. Falta de ar irá carregar partículas de farelo para as sêmolas. O consumo de ar dos Sassores é de aproximadamente 50 m3 por min, por isso deve-se assegurar livre acesso de ar aos purificadores. Pressão de ar baixa diminui a velocidade do purificador e uma separação deficiente.
•Limite da capacidade: Os purificadores devem trabalhar o mais próximo possível de sua capacidade.
•Cobertura da peneira (tela):
O número da tela a ser usada no purificador, depende em grande parte do tamanho da partícula do produto que está sendo fornecido ao purificador e da velocidade da alimentação.
A 1ª tela deve ter abertura maior que as menores partículas de endosperma que estão sendo fornecidas, enquanto que a abertura da última tela deve ser igual ou ligeiramente maior que as partículas de endosperma, de modo a permitir que elas sejam separadas.
As Peneiras e o Ar
A abertura de malha tem que aumentar da primeira para a última peneira. A velocidade do ar também é crescente.
A grande característica desta operação é a passagem de ar através das peneiras.
A distribuição do produto sobre a peneira tem que ser uniforme para que ele se classifique.
Uma velocidade moderada na primeira peneira favorece a classificação.
O fluxo de ar deve ser regulado de modo a não carregar partículas leves.
As Escovas
O sistema de limpeza deve ser concedido de modo à “desencaixar” as sêmolas. Um mau funcionamento das escovas anula completamente a função da máquina, enviando produtos ricos em endosperma para o final da moagem.