PURIFICANDO SÊMOLAS

SASSOR

Purificando sêmolas

Os Sassores ou purificadores são separadores que usam os princípios da densidade e resistência ao ar, para separar as partículas de casca (farelo) das de endosperma (farinha).
Depois de moído nos cilindros o produto é classificado nos planschisters, as partículas grandes de farelo são separadas e mandado de volta ao grupo de trituração. A separação no plansifter é apenas por diferença de granulometria, portanto num mesmo produto classificado teremos partículas de farelo do mesmo tamanho de partículas de endosperma.
Os purificadores podem ser utilizados para separar as partículas de farelo das de endosperma com base na diferença de densidade e resistência ao ar. Essa classificação se consegue através de uma peneiração feita com aspiração direta sobre o produto, o produto mais leve, rico em casca passa por cima das peneiras suspenso pelo ar, enquanto que o mais pesado, rico em endosperma é peneirado.
A finalidade desta separação é moer produtos de características semelhantes sempre no mesmo cilindro, e consequentemente obter farinhas de qualidade superior. A separação das partículas de farelo e endosperma por um purificador depende da diferença de propriedade aerodinâmicas dessas partículas. Essas propriedades dependem do tamanho, da densidade e da resistência ao ar dessas partículas.
O material fornecido ao classificador é composto de três categorias:
Partículas de endosperma;
Partículas de endosperma e farelo;
Partículas de farelo puro;
Em geral as partículas que contém grande quantidade de farelo, tende a ser mais leves que uma com menos farelo. Quando uma mistura desses três tipos de partículas é exposta a uma corrente de ar (que se move para cima) a mistura é estratificada e separada em várias camadas (de baixo para cima):
Partículas de endosperma puro no fundo;
Partículas composta de farelo e endosperma no meio;
Partículas de farelo puro em cima.
Na realidade, entretanto a separação nos purificadores não é tão simples assim, apesar de ter sido classificado no planschister e ser uma mistura aparentemente homogênea no que diz respeito ao tamanho das partículas, a mistura contém partículas de diferentes tamanhos.
A mistura separada no purificador é, geralmente, composta de 6 a 7 componentes:
Partículas de endosperma puro, pequenas e grandes;
Partículas de endosperma e farelo, pequenas e grandes;
Partículas de farelo puro, pequenas e grandes;
Partículas finas de farinhas.
Portanto, colocando-se a mistura sobre uma peneira e expondo-a a uma corrente de ar de baixo para cima, a mistura se separa em várias camadas, mas não há uma linha clara de divisão entre elas.
As seguintes camadas são produzidas de baixo para cima:
•Partículas pequenas de endosperma puro no fundo;
•Partículas grandes de endosperma puro;
•Partículas compostas pequenas de endosperma e farelo;
•Partículas compostas grandes de endosperma e farelo;
•Partículas grandes de farelo;
•Partículas pequenas de farelo;
•Partículas muito fina de farelo e farinha, acima de todas.
Para se alcançar uma boa separação no purificador esta última camada deveria ser eliminada. Isto se consegue através de uma boa regulagem no sistema de quebra do grão evitando formação de partículas muito fina de farelo, e de uma boa peneiração nos plansifter para remover as partículas de farinha. Quanto mais calibrado for o produto a ser classificado, isto é, diferença de granulometria próximas, melhor trabalhará o sassor. As peneiras do sassor são distribuídas de forma que a peneira na entrada de alimentação tem abertura mais fina, enquanto que perto da saída, a abertura é maior.
O tamanho da abertura é escolhido de modo que o endosperma mais fino pode ser peneirado pela peneira mais próxima à entrada, mas quanto maior a partícula for mais ela percorrerá o sassor antes de finalmente passar ou não através da tela. O endosperma mais fino, que é peneirado logo na entrada, é o produto mais puro separado pelo sassor, ao passo que o endosperma grosso, que é peneirado perto do final do peneirador, é formado geralmente de partículas de endosperma com farelo aderido, e não é tão puro quanto o separado no início. Partículas de farelo puro e farelo com endosperma, são separados sobre a peneira (rechaço), e coletados em uma saída especial no final do sassor.