OBSERVAÇÕES BANCOS DE CILINDROS

OBSERVAÇÕES


** O número de raias por cm tanto no rolo lento quanto no rápido é o mesmo .

** Quanto maior o Nº. de raias por cm, maior é o ataque ao produto.

** Quanto mais grosso é o produto menor é o Nº. de raias por cm.

** Quanto maior a inclinação entre as raias, maior o nº. de ações que a raia exerce sobre o produto.

** Em cabeça de trituração a inclinação é menor aumentando à medida que se aproxima do final do grupo de trituração.

A manutenção das Raias é em função:

*Da dimensão das raias (finas ou grossas).
*Da inclinação das raias.
*Da condução do Moinho, rodar vazio o menos possível.
*Da velocidade do rolo, o externo gira mais rápido e consequentemente desgasta mais rápido que o rolo interno.


Conseqüência de raias gastas:

*Maior consumo de energia
*Aquecimento anormal do produto, dificultando a peneiração do moinho e aumentando a perda de água.
*Dificuldade no acabamento de farelo e aumento da extração.


TROCA DE ROLOS DEVE ESTAR INCLUSOS NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA.

* ROLOS LISOS :


Podem ser lisos ou rugosos, lisos mais utilizados nas compressões e rugosos nas reduções.


Os cilindros rugosos recebem um jateamento de ar com partículas de aço para obter a rugosidade. Esta rugosidade proporciona um aumento no rendimento de produção de farinha por aumentar o cisalhamento.

Os cilindros lisos não devem nunca se tocar, pois caso ocorra o metal se destempera.

Os rolos são ocos e a sua parede interna deve possuir uma espessura tal que não permita o empenamento (espessura pequena), mas também, não provoque muita dilatação durante o trabalho.
Os cilindros raiados são mais duros que os lisos, consequentemente pode-se transformar os cilindros raiados em lisos e nunca os lisos em raiados.


Disposição Relativa dos Rolos:


* Horizontal: É a mais usada, facilita a alimentação e a saída do produto.
* Vertical: Em desuso entrada do produto muito dificultada.
* Diagonal: O rolo mais rápido é posicionado com 45º do lento.

Transmissão entre Rolos:

O acionamento do banco é feito pelo rolo rápido, podendo ser feita por:
* Por Engrenagens: Resiste a uma potência elevada, é simples, porém tem um inconveniente de perder o alinhamento das engrenagens após raiações.
* Por Corrente: Permite aproximação dos rolos após as raiações, é barulhento e a relação de potência é limitada.
* Por Correias Dentadas: Tem com um lado dentado e com os dois lados dentados. Permite aproximação dos rolos após as raiações absorve potência satisfatória sendo de fácil manutenção.


OBS: Existe sistema de transmissão que utilizam uma combinação entre engrenagem e correias dentadas.

Comando dos Cilindros.


* Por Transmissão: Feita por correias


Vantagens: Potência instalada menor que o comando por motores individuais, instalação elétrica mais simples.
Desvantagens: Automação ineficiente.


* Por Motores Individuais: Cada cilindro tem seu motor individual.
Vantagens: Facilita a condução e a automação do Moinho.
Desvantagens : Potência instalada é maior. Limpeza dos Rolos: Os rolos de T1 e T2 dispensam limpeza, os outros cilindros utilizam:

Escovas: É utilizada na só na trituração, deve apenas tocar os rolos.
As escovas podem ser de pêlos sintéticos ou de pena de ganso.

Raspador: São facas de aço que tangenciam o rolo, fazendo a raspagem do mesmo . São utilizados apenas para os rolos lisos.


5.Regulagem da distância entre os Rolos:


Os rolos inferiores do par são ajustáveis. O apoio de cada extremidade é levado por um braço parafuso com um volante “roda manual”. Este volante é colocado em ambos os lados para ajustar a moagem nas duas extremidades.


O moinho de rolo é equipado com um mecanismo para desengate dos rolos, que pode ser feito manual ou automático (por ar comprimido) quando não há produto na alimentação prevenindo o desgaste dos rolos através do atrito.