BANCOS DE CILINDRO






Princípio de Funcionamento


Os produtos que alimentam o equipamento são inicialmente distribuídos entre dois cilindros cuja distância é regulável. Os cilindros trabalham os produtos por compressão e cisalhamento.


A velocidade dos rolos e o tipo de rolo são definidos de acordo com o trabalho. O rolo lento (interno) e móvel e o rolo rápido (externo) é fixo.


Objetivo Separar o endosperma da casca assegurando o acabamento dos farelos, sem agredir muito a casca e consequentemente alterar a qualidade das farinhas, principalmente no teor de cinzas.
Partes de um Cilindro:
1.Distribuição


* Globo de alimentação.


O Globo de Alimentação tem por finalidade facilitar a distribuição do produto em todo comprimento de distribuição, e serve também de pulmão para manter o fluxo de produto nos cilindros. É necessário que o produto seja distribuído exatamente sobre todo o comprimento do rolo para manter homogênea a moagem, evitando vibrações e redução no rendimento. Em uma perfeita distribuição, o produto cai em mono camadas por todo o comprimento dos rolos sendo orientado para a região entre os rolos. O produto deve ser distribuído em mono camadas e homogêneo do ponto de vista quantitativo e qualitativo.


* Rolos de distribuição de produto


Tipos de Rolos de Distribuição:


* É usado rolo estriado anterior e posterior nos cilindros de redução e compressão. O cilindro de traz estriado com ligeira inclinação 5º para melhor distribuição do produto. A inclinação favorece a distribuição em todo o comprimento do rolo.


* É utilizado na posição posterior para extrair os produtos de trituração.


* É utilizado na posição anterior das passagens de trituração- pontas de diamante.


A variação da velocidade dos rolos de distribuição pode ser feita de duas formas:


* Mecanicamente: utilizando polias


* Eletronicamente: quando em bancos automáticos existem motores independentes para mover os rolos de distribuição, podemos variar a velocidade dos mesmos eletronicamente através de inversores de freqüência.


2.Válvulas:


São de grande importância para o ajuste de moagem dos bancos de cilindros, pois é a partir delas que se padroniza a espessura da camada de produto a ser moída.


3.Defletores:


São conjuntos de chapas que direcionam o produto para a zona de moagem.


Não devem amortecer o produto, portanto, devem ter uma inclinação próxima à 90º e devem quebrar trajetórias paralelas a fim de garantir uma mono camada entre os cilindros. Serve como defletor de ar (Não permitir o turbilhonamento de ar entre os rolos), quebrar a corrente de ar do interior dos bancos de cilindros.

Cilindros de Moagem:


Os rolos de moagem desempenham diversas funções, dependendo de sua posição no diagrama do moinho. Na Trituração, eles têm efeito de corte para abrir o grão de trigo e raspar o endosperma, com a mínima produção de pó de farelo. Na Redução e Compressão, entretanto, o objetivo é reduzir o tamanho do endosperma para se obter uma farinha com mínima danificação ao amido.


Rolos de Moagem compõem-se de um par de rolos com escovas para limpar a sua superfície. O par de rolos gira para dentro, onde é triturado ou reduzido pela pressão exercida pelos mesmos.


Comprimento dos rolos:
1000 mm ,
1250 mm
800 mm


Diâmetro:
250 mm
220 mm


Os rolos são de ferro fundido, tratado externamente para dar uma superfície muito dura, a profundidade da superfície dura é de aproximadamente 1cm. Durante a moagem, e por causa do aquecimento dos rolos há tendência para uma pequena dilatação dos rolos, principalmente nas extremidades. Para evitar tal problema, os rolos são diminuídos gradativamente 0,04 mm aproximadamente 15 cm em cada final. (Abaulamento)


Os dois rolos não giram na mesma velocidade porque poderiam fazer flocos do produto, tornando difícil o peneiramento e reduzindo a eficiência do processo. Geralmente o rolo superior (externo) é mais rápido que o inferior (interno).




Na Trituração a velocidade diferencial é de 2,5:1


T1/T2 - O rolo rápido gira 650 rpm.


T3/T4/T5 - Os rolos rápidos reduzem aos poucos para 550 rpm.


a velocidade diferencial é de 1,25:1 , o rolo rápido gira 500 rpm.


Passagem de germe: cujo comportamento ao passar pelos rolos lisos é o de aumentar de tamanho, a relação de velocidade é de 1: 1.

Natureza da superfície e Posição dos Rolos:
*ROLOS RAIADOS:


OBS: Posição dos rolos: Primeiro o rápido, depois o lento.
A- Corte/Corte
B- Dorso/Corte
C-Corte/Dorso
D- Dorso/Dorso


OBS:


A posição dorso/dorso favorece a compressão, menor produção de Sêmolas.


A posição corte/corte favorece o cisalhamento, maior produção de Sêmolas.


Espelho da raia:
100º a 115º
40º a 45 º
60º a 70º

Características das Raias:


* Dimensões: nº. por cm:


Cresce de T1 a T5 indo de 4 raias /cm até 10 ou 11 raias/cm.


* Perfil:


Caracteriza-se pelos ângulos (relativo ao corte) e (relativo ao dorso), seus valores são em geral os apresentados na figura acima.


* Espelho:


Sua função é evitar a ponta cortante do dente. Chama-se também de testemunha, pois dele se tiram conclusões sobre o desgaste do rolo ou seu perfeito alinhamento. Largura: 2 a 3 /10 mm em T1 2 /10 mm em T2 1 /10 mm em T3 em diante.